
O mercado siderúrgico tem evoluído de forma significativa através da melhora de seus processos produtivos no sentido de viabilizar a produção de aços especiais com faixas de concentrações cada vez mais estreitas.
Por muito tempo a determinação de Carbono em aços foi feita utilizando apenas a técnica de análise por combustão, devido o limite de detecção de carbono conseguido via espectrometria de emissão óptica não atender às exigências de qualidade para a produção de aços.
Apesar dos ótimos resultados encontrados atualmente no processo de emissão óptica, sugerimos a utilização das duas técnicas – emissão óptica e combustão – pois elas não concorrem entre si, mas se complementam. O que queremos dizer com isso é que na rotina diária deve-se utilizar o espectrômetro por emissão óptica pois esse método proporciona resultado do Carbono e de muitos outros elementos, simultaneamente. E, quando se faz necessária a determinação do Carbono em faixas de concentração baixíssimas (ppb) ou altas, usar o método de combustão. (Muito utilizado também em fundições, principalmente as que atendem as normas automotivas – ISO TS 16949)


Em função disso, a busca por equipamentos analíticos que possam atender essa demanda de análises para um mercado que exige alta precisão nos resultados analíticos, velocidade de resposta e baixo custo operacional, faz com que os fabricantes busquem cada vez mais alternativas para essa necessidade. Ou seja, a dedicação no desenvolvimento de pesquisas minuciosas e assertivas tem sido a prioridade da BRUKER.
Vamos pensar em alguns pontos importantes que você deve levar em consideração na hora de escolher os equipamentos para seu laboratório?
- Quais são os fatores de concentrações que preciso atender?
- Qual variação aceitável?
- Quais mercados eu vou atender e quais as suas exigências?
Conhecer cada técnica permite unir precisão, agilidade e custo benefício, transformando cada analise em resultado confiável. Tudo isso alinhado com a sua real demanda, atendendo seu consumidor final. É nisso que você precisa estar atento.
Vale lembrar que, espectrômetro por emissão óptica analisa simultaneamente mais de 30 elementos em menos de um minuto, e que o nosso mais novo lançamento Q6 NEWTON, em surpreendentes 15 segundos.

Portanto conte conosco para especificar o equipamento ideal com a técnica de análise que melhor atenderá sua demanda do laboratório.
Descubra como podemos ajudar a otimizar seus processos de Análise de Metais. Fale conosco pelos canais:
Relacionados


